Minha experiência com o DIU Mirena

A Nicas é quase uma entidade/santa protetora deste blog, pois é citada em quase todos os posts. Obrigada por existir, Nicas. Visitem o blog dela pois: pessoa maravilhosa e posts incríveis.

Ela fez dois posts falando sobre o Mirena. Um sobre a decisão de colocar, outro sobre sua avaliação pós um ano com ele. Depois deste segundo texto senti vontade de contar a minha experiência pois foi catastrófica. E claro, mais do que sobre métodos contraceptivos, precisamos falar sobre a necessidade deles em nossas vidas. Não é algo exposto com tanta abertura assim, mas sabemos: a maioria quer evitar uma gravidez e só. USEM CAMISINHA, CARAI, mas se você é uma moça sem tretas menstruais, cheia de paranoias e quer uma opção a mais para evitar bebês no seu útero, o DIU de cobre resolve. Ele só inibe gravidez, você menstrua normal. Acontece que muita gente esquece das moças com ovários policísticos e com endometriose.

Caí mais ou menos na segunda categoria. Não tenho um diagnóstico, mas a médica disse que as chances de despontar uma endometriose neste belíssimo útero são altas. Conversamos muito e minha ginecologista de anos indicou parar com a pílula e colocar um DIU de hormônio (o Mirena). Pesquisei com calma para fazer tudo pelo meu convênio, que é de Campo Grande. Infelizmente não sei como funciona pelo SUS ou particular, mas a maioria das ginecologistas fazem a introdução na própria clínica. Em outros casos, só pode ser efetuado em hospitais.

Em tempos de demonizar a pílula sinto ainda mais vontade de escrever sobre o assunto. O objetivo aqui é contar minha experiência com o DIU, porém faço questão de dedicar algumas linhas em defesa da pílula. Gente, eu já tentei de tudo. Tudo mesmo. Remédios de farmácia, remédios naturais, chás, óleo de prímula. Algumas coisas ajudaram por um tempo, até meu corpo criar resistência e não ter mais efeito. Meu ciclo era porreta:

É CLICHÊ DEMAIS usar esse gif como referência, eu sei

Pois juro que era bem assim. Três dias sangrando horrores e me arrastando pelos cantos por motivos de cólicas intensas e muita dor no corpo. Sem contar o inchaço. Me sentia tal qual o boneco da Michelin. Não sou evoluída a ponto de curtir sentir dor e sangrar horrores. Com essa história de endometriose, então, não pensei duas vezes. Só comecei a tomar pílula em 2013, resisti ao longo de 12 anos de muito sofrimento com a menstruação. O fluxo sossegou, as cólicas também (sim, elas continuaram!! as cólicas me amam e são muito resistentes), e então veio aquele papo promissor de FIM das cólicas E do fluxo. Não resisti, precisava tentar.

Como é colocar um DIU?

É horrível. Não vou fazer cerimônia. Tenho tolerância super alta para dor (tatuei a costela, sabe) e pensei que fosse morrer. Pior cólica da minha vida, parecia um alien tentando rasgar as paredes do meu útero. Na hora de introduzi-lo você consegue sentir direitinho, é como se alguém te desse um soco forte no útero e continuasse empurrando. A tendência do teu corpo é tentar expulsá-lo em seguida, pois é um objeto estranho invadindo o espaço – ou seja, a cólica forte pode te incomodar ao longo de vários dias. Diminui, é claro. No dia que coloquei pensei que fosse morrer e cheguei a sentir ânsia de vômito. Nos outros dias incomodava, era chatão, mas nada comparado ao primeiro dia.

Fui 100% Carminha surtando na hora que a gineco enfiou esse negócio em mim

Ouvi dizer que a longo prazo você deixa de menstruar. É verdade?

Tenho amiga que parou mesmo, mas o meu corpo, diferente dos delas, é burro e adora menstruar. Completo um ano com o DIU no fim de março e até agora ‘menstruei’ todos os meses. Coloco entre aspas porque a menstruação tende a reduzir cada vez mais e o fluxo parece de fim de ciclo, aquela borrinha marrom. É normal ter escape no início, é o teu corpo reagindo ao “objeto não reconhecido” dentro de você. Por isso o Ultrassom transvaginal deve ser feito de seis em seis meses, pra checar se o DIU continua onde deveria estar. O deslocamento dele pode ser causar cólicas e sangramentos.

Como foi para você?

Dei muitas chances a ele, juro. Tudo começou com os escapes – foram praticamente três meses convivendo com aquilo que chamava de ‘fim de menstruação eterno’. Não dava para usar coletor, pois o fluxo era muito leve para isso; não dava pra ficar sem protetor de calcinha porque era sangue suficiente pra manchar; se colocava protetor eventualmente ficava assada e a dois passos de ter uma candidíase. Meu ciclo, que antes durava entre 5 e 6 dias, agora dura DEZ – isso depois de uns seis meses de escape infinito, claro. E bem, as cólicas… sempre tive probleminhas com isso, não faço ideia do que é uma vida sem sentir essas dores horríveis. Elas pioraram com o DIU. São mais fortes e duram mais tempo – ao menos em comparação com os tempos de pílula. A indicação visava me afastar de uma possível endometriose, reduzindo fluxo e cólicas. O fluxo melhorou, é verdade, mas o escape me incomoda muito e convenhamos – ninguém gosta de sentir dor.

Quando tenho essas cólicas porreta fico que neeem esse esqueleto

O veredicto

Cada organismo é um organismo, certo? O meu não se adaptou. Conheço outras pessoas que colocaram, amaram e não tiveram problemas. Foi até difícil pedir a opinião de outras moças porque todo mundo dizia “calma, o início é difícil mesmo”, mas os sintomas persistiram mesmo depois do primeiro semestre de adaptação. Então sim, meu plano é tirar. Vou fazer os exames de rotina assim que completar um ano de DIU e checar quais são os procedimentos para retirar.

E você? Já pensou em colocar um DIU? Tem vontade? Conte nos comentários! 😀

10 respostas para “Minha experiência com o DIU Mirena”.

  1. OI, Lidy! Eu tenho o DIU, mas o meu é o de cobre pois não posso usar nada com hormônios… Pra colocar eu achei tranquilo, realmente é uma dor de cólica e o fato de precisar estar menstruada pra colocar foi foda, fiquei meio constrangida hahahaha Mas achei uma dor rápida. O problema foi que eu cai no erro de colocar de manhã e ir trabalhar no mesmo dia… pra que?? Trabalhava com atendimento ao público na época e chegou uma hora que eu já tava fazendo caretas pra pessoa na minha frente, pq começou a dar umas pontadas de dor dhsuahsduiahda Já faz dois anos que coloquei, me adaptei muito bem! Dor só senti nos primeiros três dias, depois nunca mais senti! Minha cólica não aumentou, o ciclo sempre foi intenso e achei que ficou igual…
    Meu convenio cobriu, só sai ganhando. Mas é isso que você disse, cada organismo é de um jeito e cada pessoa sente dor de uma forma e numa intensidade, também já tatuei a costela e achei que doeu menos do quee pra tatuar o braço e a coxa. Vai entender, né? hahah De qualquer forma, compartilhar a experiência sempre é válido.
    Agora, dúvidas quanto ao coletor: eu tenho vontade e comprar um, mas já ouvi dizer que a pressão pode deslocar o DIU. Sua médica disse algo sobre isso? O que você achou?
    Um beijo e desculpas o textão!

    Curtir

  2. Oi Lidy,
    Acho que sou uma das premiadas como você. Mas minha história começou um pouco diferente…
    Coloquei o Mirena no consultório, sem estar menstruada e sem qualquer remédio. Não senti dor, só um pequeno desconforto, muito, mas muito menos que uma cólica. Já estou com ele há 1 ano, e até agora não me livrei da “borra de café” e das agulhadas que sinto sem motivo aparente… até maio/2017, eram “apenas” dez dias uma vez ao mês… Em junho minha história piorou um pouco, além das agulhadas terem aumentado a frequência, agora “pingo” a cada 20 dias e fico 10 dias “pingando”… Já fui em 3 médicos e todos me dizem que faço parte dois 10% que não param de menstruar, mas uma coisa é não para de menstruar, outra é ficar “pingando” a cada 10 dias… A última médica, mandou fazer uma série de exames hormonais… tudo normal… apesar dos 46 anos, estou MUITO longe da menopausa…
    Nunca sofri com cólica ou TPM, coloquei o MIrena por economicidade, eu tomava Allurene (tenho 3 miomas subserosos) , que custa em torno de R$ 170,00/mês, pensei… pago R$ 1.300,00 e fico 5 anos sem menstruar… matematicamente sai mais barato…
    Vamos ver… estou pensando seriamente em tirar o Mirena e voltar para o Allurene… haja $$$ e paciência.

    Curtir

  3. Olá! Coloquei meu diu mirelá a um ano e cinco meses. No dia quase morri também, foi uma dor terrível não aguentei de tanta dor, fique três dias de cama muito mal mesmo.
    Ando muito inchada, minha (mestruação) dura muitos dias, quando você pensa que acabou volta novamente. Não achei vantajoso. Fico super irritada.
    Quando usei o método contraceptivo no período de 11 anos foi melhor pois meu ciclo era de no máximo 4 dias, poucas vezes que tive cólicas. Não tive problemas algum.

    Curtir

  4. Uso o Mirena há um ano e vou tirar. Coloquei sem anestesia e foi um parto de dor. Agora para tirar, pago o que for preciso! Rsss. Não menstruo porém os efeitos colaterais estão sendo penosos: queda de cabelo, rosto cheio de espinhas, engordei 3 quilos (mesmo com musculação e corrida), unhas quebradiças, depressão e falta de paciência (logo eu que sou psicóloga?), cansaço fora do comum… Enfim, não me reconheço. Acho insano ter que tratar todos esses sintomas, sabendo qual é a causa. Quero voltar a ser eu mesma. Mesmo que tenha que menstruar para isso.

    Curtir

  5. Então… m~es que vem vai fazer 5 anos que estou com Mirena.
    Nunca tive cólicas na vida e achava um exagero qndo falavam de cólicas até usar o Mirena.
    Meu corpo tbm faz parte do grupo que não parou de menstruar, alías teve meses que vinha de litros e durava 2 semanas ou mais.
    E as cólicas todos os dias?… as fisgadas… Hoje estou me contorcendo…
    Daí calei a boca e vi que sofrer com cólica existe mesmo, já são 5 anos… (adaptação)
    No ínicio diziam que era adaptação mas agora que ta no final resolvi fazer exames pois posso estar com endometriose. Pois é… O próprio Mirena faz propaganda que evita a endo, sou o 0,0001%? Afffff
    Só não confirmei ainda mas tenho todos os sintomas e semana que vem vou saber.
    Resolvi também que vou tirar e não usar nada além de camisinha.
    Então se me perguntarem só vou ter pontos negativos, dor, menstruação irregular, muita espinha(que eu nunca tive problema) dor de novo, inchaço e dor…
    Obrigada por lerem meu desabafo.

    Curtir

  6. Olá meninas coloquei o mirena a um mês nunca senti tanta dor na vida tive cólicas no dia seguinte e sangramento de dois dias e tive vários pequenos sangramento,e quero saber se vocês sente o cheiro de cobre na vagina,ou é paranóia minha .

    Curtir

  7. Avatar de Patrícia Galvão
    Patrícia Galvão

    Eu tomo um anti inflamatório com analgésico e a cólica passa. Foi um neurologista quem me ensinou.

    Curtir

  8. Coloquei o Mirena 30 dias atrás, não senti fortes dores pra colocar, achei suportável o incomodo mas uma hora depois desmaiei de tanta dor e apenas tramal me fez conseguir dormir e sobreviver rsrs.
    Após 5 dias do implante era o meu ciclo menstrual e desceu muito! Desde então estou menstruada (25 dias) e sinto fortes dores TODOS os dias! Dores horríveis nas costas e agulhadas no útero.
    Fiz exames e já fui no médico e o diu está bem colocado.
    Os médicos dizem que é periodo de adaptação mas não vejo casos parecidos com os meus. Até quando vou continuar com essa dor? Chego a chorar de ódio e dores.

    Curtir

  9. Gente, eu coloquei ha 3 meses. Estou super inchada, engordei quase 7kg mesmo fazendo dieta e exercícios (quem deta fosse sobrepeso de gula), cansaço fora da realidade… quando coloquei tomei anestesia local e quase morri de dor!!! Marquei para tirar daqui 3 dias. Estou com medo da dor de novo, mas não vou voltar atrás… não recomendo Mirena a ngm… coisas que varias de nós sentimos e não falam antes de colocarmos! Falam q é coisa da nossa cabeça… sororidade absurda, nao?! Enfim…

    Curtir

  10. […] Se você caiu neste post por um acaso e sente necessidade de conversar com alguém sobre saúde mental, pode me mandar um e-mail. Conversaremos de forma anônima. Não sou especialista em saúde mental, tampouco tenho soluções mágicas, mas é sabido que dialogar sobre nos ajuda a ter um pouco mais de clareza e conquistar segurança na hora de buscar ajuda. Meu médico reforçou o quanto neste momento, mais do que nunca, é preciso unir forças e cuidar dos nossos, mesmo com as limitações de encontros físicos. Da minha parte, posso afirmar: enquanto estava prestes a me desintegrar de tanto passar nervoso nesta pandemia, poder desabafar com pessoas próximas foi um grande respiro. A dor não desaparece, mas fica menos latente. Dadas as proporções, este texto é uma forma de deixar um espaço de diálogo aberto a quem quiser conversar sobre – como fiz em algum momento do passado ao narrar minha experiência com o DIU mirena. […]

    Curtir

Deixe um comentário